Geriatria em Porto Alegre

Cinco passos na busca por um residencial geriátrico

  • Por Novo Lar
  • 26/08/2020
  • Notícias

-

A escolha por um residencial geriátrico é um desafio para muitas famílias. Neste sentido, organizamos cinco passos que orientam o caminho entre a decisão até a adaptação à uma residência assistida.

 CONHECENDO OS CINCO PASSOS

 Primeiro passo: converse com a pessoa idosa e analisem juntos todas as possibilidades.

O óbvio precisa ser dito. Esta é uma fase que funciona bem neste contexto de mudança e escolhas. A sinceridade é o elemento mais importante quando a família e a pessoa idosa planejam uma mudança de endereço. É fundamental que a primeira pessoa a ser consultada “sobre a ida para um outro endereço é quem irá residir neste novo endereço. Parece óbvio, mas não é”.  (CLOS,2018)

 Segundo passo: converse com a família sobre a intenção e peça ajuda. Esta decisão não deve ser tomada sozinha, nem pela pessoa idosa, tampouco por um único familiar. É importante que uma rede de apoio social se construa e se fortaleça, para que as rotinas de visita, suporte emocional, assistência material e financeira sejam preservadas. Neste momento da decisão, a família deve mapear a capacidade de contribuição de cada um de seus membros e ter claro que nem tudo se resume na capacidade financeira de apoio. A presença e o suporte emocional são fundamentais para uma mudança de endereço tranquila.

 Terceiro passo: conheça as opções

Existe hoje um mercado com oferta de residenciais geriátricos para todos os gostos e bolsos. É preciso ficar atento durante a pesquisa pelo local mais adequado às necessidades do novo morador, e para facilitar fizemos um check-list dos principais itens a serem verificados durante a pesquisa e visitação: 

  • Local de fácil acesso;
  • Legalização e alvarás de funcionamento;
  • Responsável técnico;
  • Especialidade do médico responsável;
  • Equipamentos e serviços oferecidos;
  • Horário de visita sem hora marcada;
  • Filosofia de trabalho;
  • Possibilidade de ter o médico da família acompanhando o idoso;
  • Segurança;
  • Pertences pessoais;
  • Capacitação permanente da equipe técnica;
  • Acolhimento.

_____________________________________________________________________________________________________________________________             

Mas, atenção! Em tempos de pandemia, uma visita on-line é a melhor estratégia para evitar risco aos moradores!

_____________________________________________________________________________________________________________________________

Quarto passo: esteja presente na adaptação

Residencial geriátrico escolhido, decisão tomada? Hora da mudança, mas esta é uma mudança apenas de endereço, portanto, o quarto passo é para que a família: siga presente durante todo processo de adaptação, seja por ligações telefônicas, chamadas de vídeo, acenos rápidos da janela. “O medo que sentimos não é do desconhecido, mas sim do que associamos em nossas mentes” (CLOS, 2018).

 Quinto passo: vida que segue – siga convivendo

A mudança para um residencial geriátrico é apenas uma entre tantas mudanças pelas quais poderemos passar ao longo da vida. Entender que nesta jornada, a busca por um espaço com atenção especializada é apenas uma das muitas novidades que o envelhecimento nos trouxe, alivia o peso dos anos e nos oportuniza uma reflexão sobre a qualidade de vida possível quando temos acesso a cuidado, respeito e atenção.

A Novo Lar Hospedagem Assistida com Qualidade® possui toda a infraestrutura e competência para cuidar de quem você ama. A geriatria ainda conta com 3 unidades de fácil localização, para atender você em Porto Alegre: no Moinhos de Vento e no Passo D’Areia.

 

CLOS, Michelle B. Mudando de endereço: como escolher um residencial geriátrico. Porto Alegre: Buqui, 2018.

Relacionados